Consultório agrícola: Como eliminar vegetais flutuantes de tanques
Peixes herbívoros ajudam na proliferação excessiva da planta
por João Mathias
(Foto: Edu Castello / Editora Globo)
Como é possível eliminar no tanque de peixe da chácara de meu tio a formação de uma camada verde, que volta a cobrir a água mesmo depois de ser retirada?
Talita Regina
Cerro Azul, PR
Na superfície de tanques de criação pode ocorrer a presença de espécies vegetais flutuantes. A proliferação excessiva da planta, no entanto, tem como causa o acúmulo de matéria orgânica (lodo), o qual serve de nutriente para que ela cresça e se multiplique, ou a água com pouca ou nenhuma renovação (água parada). Para eliminar essa vegetação invasora, a sugestão é retirá-la manual ou mecanicamente e, em seguida, introduzir alguns exemplares do peixe herbívoro carpa capim, na quantidade de um exemplar para cada 10 metros quadrados de lâmina d’água. Caso haja peixes predadores no tanque, como traíras, tucunarés, pintados, entre outros, deve-se colocar carpas grandes. Além disso, se possível, remova o excesso de lodo e realize uma constante movimentação ou renovação da água, com a finalidade de dificultar a disseminação dos vegetais. Não é recomendada a aplicação de produtos químicos no lago.
Consultor: Jorge Meneses, biólogo e consultor em piscicultura, tels.: (11) 3081-4128 e (11) 9811-6744, tecnofishconsultoria @uol.com.br
Fonte: Revista Globo Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário