domingo, 23 de junho de 2013

Consultório agrícola: infestação de morcegos

Como eliminar os animais sem causar danos a eles e à saúde humana
por João Mathias

  shutterstock
Morcegos têm a função de controlar insetos e, no caso dos frugíveros, espalhar sementes e polinizar flores; mamíferos estão protegidos pela Lei de Proteção à Fauna

Nas casas de minha propriedade rural está havendo infestação de morcegos entre as telhas, principalmente perto de chaminés. Há algum controle desses animais, visando retirá-los do local sem causar danos ao meio ambiente?
Antônio Martins de Sousa, por email

Gostaria de saber o que faço com a existência de muitos morcegos no forro do telhado do meu sítio?
Elizabeth Papini Ribeiro
São Gonçalo do Sapucaí, MG

O que posso fazer para espantar morcegos que invadiram minha casa?
José Antonio Bonfanti
Araras, SP

É importante manter-se longe de morcegos, sobretudo os hematófagos, que se alimentam de sangue. Mais comuns na área rural, enquanto os frugíveros (comem frutas) e os insentívoros (ingerem insetos) têm presença principalmente nas cidades, os morcegos hematófagos podem ser transmissores de raiva, doença fatal inclusive para os seres humanos.

A aplicação de vacinas é tida como uma eficaz medida de prevenção contra a enfermidade, que não tem cura. Como tem hábitos noturnos, o mamífero em atividade durante o dia pode indicar que esteja infectado com o vírus da raiva. Entre em contato com a Vigilância Sanitária do município para que sejam tomadas as providências adequadas, pois matá-lo é considerado crime. Morcegos, que na natureza têm a função de controlar insetos e, no caso dos frugíveros, espalhar sementes e polinizar flores, estão protegidos pela Lei de Proteção à Fauna (Lei nº 5.197, de 3 de janeiro de 1967).

Caso algum deles entrar na residência, tente espantá-lo com a ajuda de um pano, mantendo as portas fechadas e as janelas abertas. Para afugentar os que fizeram do forro da casa ou de outro estabelecimento um local de morada, uma sugestão é aumentar a luminosidade no ambiente com a troca de algumas telhas de barro por opções transparentes. Elas podem ser compradas em lojas de materiais de construção. Se as paredes forem de pau-a-pique, evite buracos que surgirem com aplicação de reboco de boa qualidade.

Consultor: Marcos Migliano, médico veterinário, tel. (11) 3815-6155.

Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário