Especialista diz que o sucesso da produção agrícola depende principalmente do uso de mudas de alta qualidade
por Globo Rural On-line
(Substratos comerciais são mais indicados para a preparação de mudas de hortaliças em bandejas)
Gostaria de saber algumas dicas de como fazer muda de alface em bandeja.
Silvano Francisco Pinto
Miracema, TO
O sucesso de uma produção agrícola depende, em grande parte, da utilização de mudas de alta qualidade. No caso da alface, seu cultivo é feito geralmente com o uso de mudas para transplante posterior. Preparadas com substratos comerciais em bandejas, obtêm melhor rendimento em relação às sementes, uniformização das mudas, melhor controle fitossanitário e menor dano às raízes no momento do transplante. As bandejas mais recomendadas são as de plástico de 200 a 288 células, embora atualmente vários produtores têm utilizado unidades chegando a 400 células.
Com a função do solo, fornecendo à planta sustentação, nutrientes, água e oxigênio, os substratos podem ter diversas origens, como animal (esterco e húmus), vegetal (tortas, bagaços, xaxim, serragem e fibra de coco), mineral (vermiculita, perlita e areia) e artificial (espuma fenólica e isopor).
Às vezes, é necessária uma suplementação de nutrientes, como adição de fertilizantes durante a formulação do substrato, ou por meio de irrigações/pulverizações realizadas com solução nutritiva durante o desenvolvimento das mudas. Recomenda-se cobrir as sementes com 0,5 a 1 centímetro de solo ou substrato e, após a semeadura, colocar as bandejas em local com temperaturas amenas (20ºC).
Outro fator importante é o manejo adequado de água, que pode ser irrigada por nebulização, microaspersão e subirrigação. Independente do sistema adotado, a água deve ser de boa qualidade e fornecida na quantidade e no tempo certo. As mudas estão prontas para o transplante de 20 a 25 dias.
Consultor: Warley Marcos Nascimento, pesquisador e chefe-adjunto de transferência de tecnologia da Embrapa Hortaliças, Rodovia Brasília/Anápolis, BR 060, Km 09, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília, DF, tel. (61) 3385-9110, cnph.sac@embrapa.br
Fonte: Revista Globo Rural (Brasil).
Nenhum comentário:
Postar um comentário