segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Empresa de Israel cria bateria solar eterna

Sol Chip integra em uma única peça todos os componentes necessários para captar e fornecer energia solar para usos de baixa potência

por Globo Rural On-line
  Thinkstock
(Empresa uniu tecnologia de células solares com microchips - Foto: Thinkstock)

Uma bateria com energia infinita é a mais recente descoberta da empresa israelense Sol Chip, com sede em Haifa. A tecnologia Cleantech elimina a necessidade de grandes áreas de painéis solares e fornece energia perpétua para sensores e dispositivos eletrônicos móveis a partir de uma miniatura. Operável à luz do sol e em ambientes com pouca luz, o produto é resultado do cruzamento de células solares e microchips.

Embora as células solares existam há bastante tempo e os microchips sejam a base dos dispositivos eletrônicos, a Sol Chip informa que não há nenhuma empresa conhecida na indústria de semicondutores que tenha integrado com sucesso as duas tecnologias de forma rentável.

“Oferecemos a tecnologia que faltava e que vai melhorar a vida das baterias ou, em muitos casos, eliminar a necessidade de uma bateria como fonte de energia em aplicações de baixo consumo”, explica Shani Keysar, CEO e fundadora da Sol Chip. “A ideia é que os chips precisam de energia, então por que não dar a energia a eles diretamente?”.

O produto está limitado a uma saída de 8,4 volts. Embora seja considerado um valor relativamente baixo, pode fornecer energia para uma ampla gama de dispositivos de uso externo. Primeiramente, a empresa está trabalhando para adaptar as baterias solares em sensores utilizados na agricultura, atividades rurais, testes meteorológicos e aplicações relativas à segurança.

A Sol Chip espera chegar à indústria leiteira. Muitas vezes, monitores são fixados em vacas, para coletar informações sobre o animal e garantir a qualidade do leite. Esses sensores funcionam atualmente com baterias que precisam ser substituídas. Segundo a Sol Chip, a bateria solar poderia ser um substituto econômico e ecológico. A empresa também está trabalhando em parceria com a Netafim, também israelense, para substituir as baterias convencionais de gotejadores usados na irrigação.

Fonte: Revista Globo Rural (Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário