sábado, 30 de novembro de 2013

Brasil tem dez ameaças fitossanitárias iminentes

Segundo pesquisador, novas pragas e doenças são introduzidas no país pela população

por Alana Fraga, de Ribeirão Preto (SP)
Editora Globo
(Lagarta Helicoverpa armigera é uma das pragas mais preocupantes da agricultura brasileira atualmente - Foto: Cecília Czepak/Arquivo pessoal)

O Brasil sofre hoje com cerca de 600 ameaças fitossanitárias (entre pragas, doenças e ervas daninhas), das quais dez com iminência de entrar no país. É o que alerta o pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), José Roberto Scarpellini, diante das preocupações que os produtores brasileiros têm atualmente com mais nova praga exótica da agricultura, a Helicoverpa armigera.

Segundo ele, a falta de consciência fitossanitária da população em geral é a principal razão da introdução de novas pragas e doenças no país. “As barreiras alfandegárias dos aeroportos funcionam bem, mas não temos fiscais suficientes e muita gente traz coisas escondidas. Ninguém leva a sério essas medidas. Não existe é uma conscientização fitossanitária de que trazer uma muda de uma planta, frutas e sementes no bolso pode prejudicar a economia do país. Essas 600 pragas só podem entrar no Brasil se alguém as trouxer”, afirma.

A striga, uma das piores ervas daninhas em termos de ataque e de difícil controle, é uma das ameaças mais iminentes e está na Argentina.

Scarpellini explica que, de anos em anos, novas pragas e doenças surgem e se proliferam pelo país, inclusive por conta do uso indevido de agroquímicos, que acabam exterminando seus inimigos naturais. “Tínhamos no Brasil a mosca branca de um biótipo de fácil controle e que não causava tantos prejuízos, era uma praga secundária. Depois descobriu-se um outro biótipo dela, muito mais resistente. O pessoal começou a aplicar muitos inseticidas que influenciaram no controle biológico, porque matou os predadores naturais, e com isso aumentou a sua população”, conta ele, destacando que, dentre as ameaças ao Brasil, está o biótipo B da mosca branca.

Fonte: Revista Globo Rural (Brasil).

Um comentário:

  1. PIX-Traktor-KeilriemenwerdennachdenselbenstrengeninternationalenNormenhergestellt, die auch von den Erstausrüsternverwendet warden. PIX hat spezielleTraktor-Keilriemenentwickelt, die auf unterschiedlicheAntriebe und Leistungsanforderungenabgestimmtsind und wartungsfreienBetriebbeioptimalerEffizienzgewährleisten.
    Traktor-Keilriemen

    ResponderExcluir