domingo, 28 de julho de 2013

Consultório agrícola: umbigo de bezerro inflamado

Veterinário recomenda tratamento com iodo e antibiótico para tentar salvar o animal
por João Mathias
 Shutterstock
Veterinário recomenda tratamento para bezerros com infecção no umbigo para evitar que sejam sacrificados (Foto: Shutterstock)

Após ser curado de uma bicheira no umbigo, meu bezerro de dois meses teve uma inflamação nas juntas das patas dianteiras e traseiras, impossibilitando-o de ficar em pé por muito tempo. Decorrente do problema no umbigo, uma bactéria foi diagnosticada aqui como a causa da inflamação, tendo alguns diagnósticos indicados para o combate, mas com pouca expectativa de cura e grandes chances de sacrificar o animal. Existe alguma outra recomendação mais esperançosa?

Vander, por email
Florianópolis, SC

Se uma bactéria penetrar no umbigo, que no animal recém-nascido está ligado diretamente ao fígado, ela terá acesso direto a todos os órgãos do corpo. Por isso, além de barata, a prevenção é recomendada com duas aplicações diárias de tintura de iodo de 5% a 10% até secar o umbigo, o qual deverá ser cortado caso seja maior que 5 centímetros. Atenção aos sinais clássicos da invasão de bactérias, que incluem inchaço nas articulações, febre, debilidade e falta de apetite. O tratamento deve ser por sete dias com antibiótico de amplo espectro e anti-inflamatório intramusculares. Quanto mais rápido iniciar os cuidados mais chances há de obter resultados positivos. Limpe o umbigo inflamado retirando as larvas de mosca e aplique nele um pouco de iodo a 1%.

Consultor: Raul Mascarenhas, médico veterinário da Embrapa Pecuária Sudeste, Caixa Postal 339, CEP 13560-970, São Carlos, SP, tel. (16) 3411-5663, raul.mascarenhas@embrapa.br

Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário