segunda-feira, 15 de julho de 2013

Consultório agrícola: palmas atacadas

Especialista explica que a primeira ação é fazer a correta identificação do problema da planta
por Globo Rural On-line
Editora Globo
Editora Globo
Palma atacada por ferrugem amarela: para evitar, primeiro deve-se fazer um diagnóstico para identificar a causa

O que é recomendado para tratar uma ferrugem amarela nas palmas que, em época de seca, são o alimento para algumas cabeças de gado nelore que possuo?

Mércia Maria Gonçalves Chaves
Mari, PB

Há a necessidade de se fazer a identificação correta da causa do problema, que está ocorrendo na palma, para indicar a solução mais adequada. Porém, uma praga que ataca palmas é a cochonilha de escama. O controle é mais eficaz quando realizado no início da infestação.

Recomenda-se aplicar na planta 400 mililitros de óleo mineral, ou óleo de neen a 2%, utilizando um pulverizador. Repita a aplicação após sete dias. No caso do ataque estar em estágio avançado, o mais indicado é fazer uma poda e esperar que a palma emita novo broto. Se a cochonilha voltar a aparecer, faça o controle logo nos primeiros indícios do retorno da praga. Existe também a possibilidade de ser uma doença provocada por fungo, o que só pode ser controlada por meio de uma ação preventiva. No entanto, não se tem no comércio fungicida com registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

CONSULTOR: DJALMA CORDEIROS DOS SANTOS, pesquisador da Estação Experimental de Arcoverde, Sertão Pernambucano, do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), Av. Gal. San Martin, 1371, CEP 50761-000, Recife, PE, tel. (87) 3822-3900,
Djalma.cordeiro@ipa.br

Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário