Quando estão causando prejuízos à cultura, no entanto, não são difíceis de ser combatidas
por João Mathias
Alguns tipos de abelhas procuram nas plantas partes nas quais possam coletar resina para a construção de seus ninhos (Foto: Shutterstock)
Abelhas irapuás estão comendo os frutos ainda verdes da jabuticabeira. O que se deve fazer para interromper o ataque delas?
Maria José de Souza Silva
Maceió, AL
R: Apesar de serem pragas agrícolas de muitas espécies de frutas, é bom lembrar que as abelhas irapuás ou arapuás, Trigona spinipes (Fabr.), também têm importante papel no auxílio da polinização de fruteiras e na produção de mel. Elas procuram nas plantas partes nas quais possam coletar resina para a construção de seus ninhos. Quando estão causando prejuízos à cultura, no entanto, não são difíceis de ser combatidas. A grande dificuldade está no fato de que a principal recomendação de controle é eliminar a colmeia que, às vezes, está instalada distante do local de ataque. Siga as abelhas quando elas retornam para o ninho ao entardecer. Ao localizar o ninho, leve-o para um lugar ainda mais longe, cujo procedimento é melhor que seja feito por um profissional, como um pesquisador, apicultor ou meliponicultor, que possua conhecimentos técnicos e os materiais, além das devidas autorizações legais para a captura, deslocamento e instalação da colônia em outra área que não cause transtornos. Como em geral são ninhos pequenos, não há a necessidade de aplicar inseticidas, sobretudo devido ao perigo do manuseio e aplicação de agrotóxicos sem as devidas precauções.
Consultor: Eduardo Suguino, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, esuguino@apta.sp.gov.br
Fonte: Revista Globo Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário