Falta de água ou ataque de pragas podem comprometer o desenvolvimento da planta
por Globo Rural On-line
Para iniciar os cuidados, é preciso fazer um diagnóstico inicial da planta para determinar o manejo correto
Gostaria de receber sugestões para salvar um coqueiro de cerca de 3 metros de altura, cujas folhas começaram a secar e a se quebrar.
José, por email
R: Há necessidade de realizar uma avaliação da planta no local para obter um melhor diagnóstico em relação à quebra e ao secamento de folhas. Contudo, falta de água no solo ou ataques de pragas e/ou doenças podem ser os causadores dos problemas que estão ocorrendo com o coqueiro.
Dependendo das condições da planta e do estágio de avanço dos danos, uma recomendação seria a erradicação do coqueiro, tendo em vista a dificuldade de pulverização e a baixa eficiência de controle dos produtos que são comumente utilizados. No mesmo local do cultivo, pode ser realizado o plantio de uma nova muda de coqueiro, com a ressalva de antes empregar todos os cuidados para que a fruteira alcance bom desenvolvimento e produção.
CONSULTOR: HUMBERTO ROLLEMBERG FONTES, engenheiro agrônomo, pesquisador em fitotecnia da Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Av. Beira Mar, 3250, Bairro 13 de Julho, Caixa Postal 44, CEP 49025-040, Aracaju, SE, tel. (79) 4009-1311, humberto.fontes@embrapa.br
Fonte: Revista Globo Rural
Nenhum comentário:
Postar um comentário