Flores e frutos ficam escurecidos por doença
por Globo Rural On-line
(Lavouras de laranjas podem ser atingidas por fungos - Foto: Shutterstock)
Há três meses, uma doença que escurece folhas e frutos, provocando a queda deles, tem avançado nos pomares do meu tio na zona rural de Linhares (ES). Começou pelas laranjeiras e, em seguida, se alastrou para os pés de cacau e de goiaba, até infectar a lavoura de café. Peço ajuda para saber como faço para interromper o ataque.
Anemárcio Luiz Boldrini
Colatina (ES)
O que normalmente deixa folhas e frutos enegrecidos, mas sem derrubá-los, no caso das laranjeiras, é a presença do fungo causador da fumagina. Ele ocorre devido ao ataque de algum inseto sugador, como o pulgão e a cochonilha, entre outros, que expelem o excesso de seiva sugada sobre a superfície da folha ou do fruto. A substância açucarada torna-se um excelente substrato para o desenvolvimento do fungo. Deve ser feito o controle do inseto para eliminar a origem da fumagina, cuja presença na planta tende a desaparecer levada pelo vento ou pela chuva. Associado a óleo mineral diluído em água, recomenda-se aplicar inseticida nas doses estabelecidas pelo fabricante do produto. O defensivo, no entanto, é vendido somente com a apresentação de uma receita agronômica.
Consultor: José Dagoberto de Negri, engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Rod. Anhanguera, km 158, Caixa Postal 04, CEP 13490-970, Cordeirópolis, SP, tel. (19) 3546-1399, faleconosco@centrodecitricultura.br
Fonte: Revista Globo Rural.
Nenhum comentário:
Postar um comentário