segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Potencial de consumo é de 1,9 bilhão de litros por mês no segundo semestre

Compras que caíram devido a alta das cotações voltam, podem voltar a crescer com aumento da produção
por Luciana Franco
Ormuzd Alves/Ed. Globo
(Produtores brasileiros devem aumentar a produção de etanol e reduzir a de açúcar em 2013 - Foto: Ormuzd Alves/Ed. Globo)

Por conta dos preços pouco competitivos em relação à gasolina, o consumo de etanol no Brasil caiu sensivelmente nos últimos anos, saindo de um patamar de 1,5 bilhão de litros mensais, registrados em outubro de 2009, para 809 milhões de litros, média verificada no primeiro trimestre de 2013. No ano passado, o consumo médio foi de 820 milhões de litros por mês. "Acreditamos que com a retração dos preços já verificada nos postos de gasolina de todo o país, o consumo volte a crescer", estima Plínio Nastari, presidente da empresa de consultoria Datagro. O potencial para o segundo semestre deste ano é de 1,9 bilhão de litros por mês.

De acordo com a Datagro, os preços pagos ao consumidor caíram 4,26% entre fevereiro e junho em São Paulo, enquanto a gasolina recuou apenas 1,12%. Para que o etanol seja vantajoso em relação à gasolina o litro tem que custar 70% do preço da gasolina, mas de acordo com Nastari, os consumidores tendem a optar por usar o combustível renovável quando ele esta com preço em torno de 65% da cotação da gasolina. "A mudança demora a acontecer e por hábito o consumidor demora um pouco a mudar de combustível,mas percebemos que isso acontece com mais frequência quando os preços do etanol custam entre 60% e 65% do valor pago pela gasolina", diz.

Levantamento realizado pela Datagro mostra que os preços estão favoráveis ao etanol em diversas praças brasileiras, a exemplo de São Paulo (preço é 65,5% da gasolina), Paraná (67,43%), Mato Grosso (65,08%),e Goiás (66,93%). Este ano produtores brasileiros devem optar por aumentar a produção de etanol e reduzir a de açúcar, devido os preços ruins do açúcar.

Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário