domingo, 21 de julho de 2013

Consultório agrícola: graviola ensacada

É possível que já houvesse a presença de ovos ou ninfas de insetos quando os frutos foram protegidos
por João Mathias
Ernesto de Souza
Escova de dentes pode ser usada na limpeza dos frutos antes do ensacamento

Mesmo protegidas com saquinhos, as graviolas continuam sendo atacadas por mosquitos e formigas. Isso pode ocorrer ou será que errei em algo ao ensacar os frutos da gravioleira?
Paulo Luiz Rocha Gonçalves
Petrópolis, RJ

A gravioleira deve estar sendo atacada por cochonilhas, inseto sugador que produz uma substância açucarada que atrai formigas. Após a eclosão dos ovos depositados pelas colchonilhas nas frutas, sucede a fase de larva ou de ninfa. Apesar da proteção, é possível que já houvesse a presença de ovos ou ninfas em alguns frutos quando foram ensacados. Para evitar que isso ocorra novamente, antes do ensacamento use uma escova de dentes para limpar toda a superfície dos frutos e eliminar focos da praga. O controle da cochonilha pode ser feito com a aplicação de óleo mineral ou vegetal, produto que causa a morte dos insetos por asfixia ao formar sobre eles uma película que impede a respiração. É indicado utilizar o volume de 10 mililitros de óleo por litro de água. Também pode ser adotada uma combinação de calda de fumo. Misture 100 gramas de fumo de corda com meio litro de álcool e, em seguida, adicione meio litro de água. Mantenha a solução em descanso por 15 dias. Corte 100 gramas de sabão em pedra neutro em pedaços pequenos e dissolva-os em 10 litros de água quente. Deixe esfriar e junte à mistura curtida e coada. As pulverizações devem ser aplicadas no fim do dia.

Consultor: José Carlos Cavichioli, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Av. Miguel Stéfano, 3900, Água Funda, São Paulo, SP, CEP 04301-903, Tel. (11) 5067-0447.

Fonte: Revista Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário