domingo, 6 de outubro de 2013

Consultório agrícola: folhas do coqueiro com pontas queimadas

Conheça os motivos e saiba como tratar o problema

por João Mathias
Editora Globo
(Pouca umidade do solo, desnutrição da planta e ataque de pragas ou doenças podem provocar o secamento das extremidades das folhas do coqueiro)

Qual tratamento é necessário aplicar quando as mudas de coqueiros apresentam as pontas das folhas queimadas?

Rafael Oliveira, por email

R: O secamento das extremidades das folhas do coqueiro pode estar relacionado com o solo pouco úmido, desnutrição da planta, fitotoxidez causada por algum elemento químico e, em alguns casos, ataque de pragas e/ou doenças. O aspecto geral das plantas mostra uma clorose generalizada – amarelecimento das folhas –, que pode estar associada à ausência de nitrogênio e de umidade do solo, levando-se em consideração que a presença de capim nas proximidades pode agravar os sintomas. Recomenda-se, portanto, melhorar o nível de água no solo com irrigação localizada, mantendo uma cobertura morta (palhada em volta da planta em um raio de aproximadamente 1 metro) para conservá-lo úmido e eliminar o capim. Faça adubação equilibrada com formulação 20-10-20, utilizando cerca de 500 gramas da mistura para cada planta. É indicado usar também adubação orgânica com esterco, torta de mamona ou outra fonte de matéria orgânica.

Consultor: Humberto Rollemberg Fontes, engenheiro agrônomo, pesquisador em fitotecnia da Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Av. Beira Mar, 3250, Bairro 13 de Julho, Caixa Postal 44, CEP 49025-040, Aracaju, SE, tel. (79) 4009-1311, humberto.fontes@embrapa.br

Fonte: Revista Globo Rural (Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário