quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Síria permite consumo de carne de gato, cachorro e jumentos para combater a fome

Animais só podem ser comidos se estiverem mortos; abate ainda é proibido

por Globo Rural On-line
   Getty Images
(Ajuda humanitária não chega à Síria, país em guerra civil, deixando a população com fome - Foto: Getty Images)

Devastada pela guerra civil e com escassez de ajuda humanitária, a Síria autorizou esta semana que a população coma carne de cachorros, gatos e jumentos para escapar da fome, segundo notícia publicada nesta quarta-feira (16/10) no jornal O Globo. A orientação de religiosos permite que os animais sejam consumidos desde que estejam mortos, sendo proibido o abate com o propósito de cozinhá-los.

De acordo com a rede de TV al-Arabiya, a decisão foi tomada após inúmeras denúncias de mortes causadas por fome no vilarejo de Muadhamiya, ao Sul da capital, Damasco. Segundo o xeque Saleh al-khatib, houve quem comesse carne de cachorro nas últimas semanas por desespero.

“Não por ser religiosamente permitido, mas porque isso [comer animais] reflete a realidade que estamos sofrendo. O povo não tem nada para dar para as crianças”, lamentou Khatib, em greve de fome há nove dias para economizar alimento e ajudar outras pessoas.

Há meses, os confrontos no entorno de Damasco têm sido os mais violentos da Síria, com grupos de oposição tentando tomar o controle da capital - e a as forças do regime de Bashar al-Assad resistindo e promovendo contra-ataques violentos na região.

Fonte: Revista Globo Rural (Brasil).

P. S.: Quandos os homens, adultos, brincam de saber quem tem mais poder (bélico, econcômico etc.), as crianças, quase sempre, são as que mais sofrem. Alguém já dissera que precisamos educar as nossas crianças para não precisarmos castigar os nossos adultos. É lamentável que em pleno 2013 situação como essa ainda exista. Sem falar na pobreza da África.

Por Robson Araújo Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário