quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Global Agribusiness Forum 2014 vai destacar interação do produtor com consumidor

Cerca de 750 participantes de todo o mundo irão debater estratégias para o setor

por Globo Rural On-line
Editora Globo
(Foco do evento estará no fortalecimento da relação entre o produtor e o consumidor)

Nos dias 25 e 26 de março de 2014, 750 especialistas, pesquisadores, autoridades de governo e representantes da iniciativa privada do agronegócio mundial estarão reunidos na segunda edição do Global Agribusiness Forum, em São Paulo, para discutir sobre o futuro do setor. Organizado pela Sociedade Rural Brasileira (SRB) e a Datagro, o evento vai contar com palestras de nomes como Jose Manuel Silva Rodriguez, diretor geral da Agricultura da Comissão Europeia; Peter Baron, diretor executivo da Organização Internacional do Açúcar (ISO); Roberio Silva, diretor executivo da Organização Internacional do Café (ICO) e Jean Marc Anga, diretor executivo da Organização Internacional do Cacau (ICCO).

“Temos 30% da agricultura brasileira fora do país, exportamos produtos para cerca de 160 países. E temos concorrência no mundo inteiro. Por isso, vamos trazer pessoas de fora para provocar esse debate de como enfrentar essa concorrência”, comentou Cesario Ramalho, presidente da SRB. “O governo não está preocupado com a agricultura brasileira. Vamos ter um novo governo no ano que vem e precisamos convencê-lo da importância da agricultura, da concorrência mundial, da segurança alimentar. O que depende da iniciativa privada vai muito bem, mas o Ministério da Agricultura está sucateado”, criticou.

Para Plínio Nastari, presidente da Datagro, o fórum traz uma importante discussão no momento em que o Mercosul consolida-se como o maior provedor de alimentos do mundo. “Se não buscarmos discutir o elo entre o produtor e o consumidor, não agregamos valor. O conceito de rastreabilidade , por exemplo, é fundamental para o consumidor. E em 2030, dois terços da classe média do mundo estará na Ásia”, complementou.

Além de reunir especialistas para debater soluções estratégias de longo prazo para o setor, o Global Agribusiness Forum 2014 vai gerar um documento oficial, que será encaminhado às autoridades de todo o mundo sobre o que foi discutido.

Na edição anterior (25 e 26 de setembro de 2012), o evento trouxe personalidades internacionais como o secretário do Tesouro dos Estados Unidos (1999-2001) Lawrence H. Summers e o vice-presidente norte-americano (1993-2001) e prêmio Nobel da Paz (2007) Al Gore.

Fonte: Revista Globo Rural (Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário